Photo: Estúdio em Obra
Photo: Estúdio em Obra
Photo: Estúdio em Obra
Photo: Estúdio em Obra
Photo: Estúdio em Obra
Photo: Estúdio em Obra
Photo: Estúdio em Obra
Photo: Estúdio em Obra
Photo: Estúdio em Obra
Photo: Estúdio em Obra
Photo: Estúdio em Obra
Amelia Toledo
Further images
-
(View a larger image of thumbnail 1
)
-
(View a larger image of thumbnail 2
)
-
(View a larger image of thumbnail 3
)
-
(View a larger image of thumbnail 4
)
-
(View a larger image of thumbnail 5
)
-
(View a larger image of thumbnail 6
)
-
(View a larger image of thumbnail 7
)
-
(View a larger image of thumbnail 8
)
-
(View a larger image of thumbnail 9
)
-
(View a larger image of thumbnail 10
)
-
(View a larger image of thumbnail 11
)
EN
The Impulses series is part of Amelia Toledo's extensive research into mineral materials, an investigation that goes back to her childhood and the impact of the experience of visiting a salt mine in Salzburg, Germany, when she was still living there with her family. His mother was a painting student and his father a pathological anatomy researcher. With a grant awarded to her father by the Rockefeller Foundation to work as a researcher in Germany, the family moved to Munich and Freiburg. Since then, an interest in the matter of the Earth and the formal possibilities of nature has become a structuring axis of the artist's work.
PT
A série Impulsos insere-se na ampla pesquisa de Amelia Toledo com os materiais minerais, uma investigação que remonta à sua infância e ao impacto da experiência de visitar uma mina de sal em Salzburg, na Alemanha, quando ainda morava lá com sua família. Sua mãe era estudante de pintura, e seu pai, pesquisador de anatomia patológica. Com uma bolsa concedida ao pai pela Rockefeller Foundation para trabalhar como pesquisador na Alemanha, a família passou a viver em Munique e em Freiburg. Desde esse período, o interesse pela matéria da Terra e pelas possibilidades formais da natureza tornou-se um eixo estruturante do trabalho da artista.
Nas esculturas da série, Amelia retoma esse vínculo originário com a "carne" da Terra, trabalhando com a pluralidade de pedras brasileiras de maneira que preserva sua integridade, enquanto propõe discretas alterações formais. O polimento parcial e o encaixe sob medida entre pedra e base remetem a práticas anteriores da artista, em obras como Ondas e Periscópio, nas quais a relação entre suporte e objeto se dá por complementaridade e adaptação mútua. Além da dimensão escultórica, Impulsos sugere uma jornada sensorial e simbólica, vinculada ao movimento do subterrâneo para a superfície. A reunião das peças gera uma paleta de cores e texturas que se articula em variações sutis, reforçando a percepção do tempo geológico contido nas pedras.